Clique aqui

sábado, 7 de dezembro de 2013

Plantas Medicinais da Amazônia

O site Plantas Medicinais Amazonas www.plantasmedicinaisamazonas.com foi criado para informar as pessoas tudo sobre plantas e ervas medicinais que tratam e curam doenças, o nome Amazonas foi escolhido para o site pois o Brasil tem um estado com o nome de Amazonas que está na região Amazônica e onde há uma riqueza espetacular em fauna e flora, a vegetação é rica e única em todo o mundo. A região amazônica é o ambiente mais interessante quando se fala em: plantas e  ervas medicinais e o estado do Amazonas é o estado que está no coração da floresta amazônica. Na região amazônica podemos encontrar diversas ervas medicinais que curam doenças e as tratam, e ainda temos muitas pesquisas neste tema para que encontremos muitas outras espécies de ervas medicinais da amazônia. A região amazônica e o estado do Amazonas está no coração do mundo das plantas e ervas medicinais que curam e tratam doenças. As plantas medicinais de A a Z, as plantas medicinais da amazônia, as ervas medicinais que curam, e toda planta medicinal do mundo são a base deste site. 


A Floresta Amazônica concentra a maior diversidade de espécies de plantas medicinais, comestíveis, oleaginosas e colorantes do planeta. Grande parte ainda não foi estudada em profundidade. Calcula-se que das matas tropicais foram extraídas nada menos que 25% de todas as essências farmacêuticas utilizadas atualmente pela medicina.

Laboratórios do Brasil e do exterior têm buscado nas plantas da Amazônia substâncias para elaboração de medicamentos, visando a industrialização e comercialização em larga escala. Nada menos que 5 mil princípios ativos já foram identificados nestas plantas. De acordo com o IBGE, estão identificadas na Amazônia Legal cerca de 650 espécies vegetais com propriedades medicinais. O Estado do Pará é o que mais se destaca com 540 espécies; seguido dos Estados do Amazonas (488); Mato Grosso (397); Amapá (380); Rondônia (370); Acre (368), Roraima (367) e Maranhão (261).

A região de Manaus, provavelmente, é o centro de origem de diversas famílias entre elas a Sapotaceae, Meliaceae, Lecythidaceae, Connaraceae e Caryocaraceae.

Conheça as mais famosas plantas de uso fitoterápico existentes na Amazônia:

GUARANÁ
Entre as espécies mais conhecidas de plantas medicinais da Amazônia está o guaraná, popularizado no mundo todo como refrigerante. Mas seus poderes vão muito além de refrescar. Na Amazônia, costuma-se tomar o guaraná em pó misturado à água. A bebida é um energético natural, com propriedades revigorante, rejuvenecedoras e afrodisíacas; atua como tônico do coração e dos músculos, ativa as funções cerebrais e a circulação periférica.

COPAÍBA
Produz um óleo com propriedades antibiótica, antiinflamatória, cicatrizante e anti-cancerígeno. É muito usada em casos de úlceras, faringites, para tratamento de caspa e desordens de pele. Tem ainda poderes diurético, expectorantes, desinfetantes, e estimulantes, e vem sendo usado no tratamento de bronquite, dermatose e psoríase. A casca entra na composição de todos os xaropes para tosse. Nos Andes do Peru, o óleo é utilizado para estrangúria, sífilis e catarros.

ANDIROBA
Possui poderes antiinflamatório, cicatrizante, estimulante e antianêmico. O óleo é um repelente natural, e graças a essa propriedade está sendo largamente usado para fabricação de velas. Também é usado como protetor solar, contra dermatites, úlceras e lesões musculares, além de dar vida e brilho ao cabelo. A casca e folhas são utilizadas para preparo de chá para combater febre, reumatismo e pneumonia.

URUCÚ
As sementes têm o poder de aumentar a pigmentação dos tecidos adiposos, tornando a pele mais resistente. Contém betacaroteno (vitamina A) e pode ser usado como corante natural. É usado também para compor bronzeadores.

CIPÓ MIRARUIRA
Usado em estado natural no combate ao diabete. Regulariza a taxa de glicose do sangue e, em alguns casos, dispensa até o uso da insulina.

CIPÓ UNHA DE GATO
Por seu grande poder de estimular o sistema imunológico é usado como antiinflamatório. É indicado ainda para tratamento de doenças da próstata, ovário e órgãos genitais em geral, gastrite crônica, mau-hálito, cólera, reumatismo, doenças hepáticas, gota, diarréia, diabetes, câncer, cirrose, gastrite e infecções diversas.

MARAPUAMA
Energético natural, que combate a impotência sexual e reumatismo.

Estas são apenas algumas principais e mais conhecidas ervas medicinais da amazônia e por isso estude todo o site, veja o menu, veja cada página deste site, e volte sempre pois estamos atualizando com novas plantas sempre

Nenhum comentário:

CLIQUE ABAIXO PARA FOVORITAR