domingo, 7 de setembro de 2008

Agrião:TUBERCULOSE, AFECÇÕES PULMONARES, TOSSES, BRONQUITES



Nome popular:


AGRIÃO


Nome científico
Nasturtium officinalis

Família
Cruciferae

Sinonímia popular:Jambu, agrião-da-água, berro, agrião aquático, agrião do rio

Parte usada
O vegetal inteiro

Propriedades terapêuticas:
Depurativo, antiescorbútico, diurético, antidiabético, anti-raquitismo, expectorante, ungüento, cicatrizante.

Princípios ativos:
Iodo, potássio, fósforo, óleo, sais minerais, vitaminas, óleo essencial; glicosídeos, gliconastursídeo. Fermento (mirosina). Sais minerais, vitaminas, proteínas, carotenos, clorofila.

Indicações terapêuticas:Tuberculose, afecções pulmonares, tosse, bronquite
Informações complementares:
OrigemEuropa, tendo se aclimatado bem no Brasil.
Modo de conservar:
Utilizar sempre o vegetal fresco, com folhas verde-escuras.
Características da plantaPlanta herbácea rasteira, chega a 60 cm. de altura. Exige solo poroso, estercado e com muita umidade. Erva de sabor picante, normalmente usada em saladas.
Herbácea pequena, que atinge de 15 a 30 cm de altura. Possui caule tenro, oco, carnoso e nodoso, onde se apresentam 2 tipos de raízes: as finas e brancas que surgem nas axilas das folhas, e as principais que fixam a planta na terra.
As folhas de coloração verde-escuro, bem intenso, são partidas em segmentos nas formas arredondadas ou ovais e reunidas geralmente em grupos de 3 a 7u.
As flores são brancas e pequenas, com quatro pétalas. Para um bom desenvolvimento, deve ser plantada em local de água corrente, como na beira de rios, ou colocando as sementes em caixotes, em local seco, e depois transplantadas as mudas para local definitivo.
Pode-se utilizar também o plantio por meio de estacas. Geralmente é cultivada em canteiros, com o solo saturado de água por meio de irrigação, e cobertos por uma fina camada de esterco de curral.
A colheita pode ser feita entre quarenta e sessenta dias após o plantio.
A espécie de agrião de terra enxuta, cujo plantio pode ser feito o ano todo, prefere lugares frescos e sombreados, e as folhas são pequenas. O agrião d´agua, cujos ramos devem ser plantados perto de nascentes, onde a água escoe mansamente, tem as folhas maiores.
É um vegetal recomendado pelo seu valor nutritivo, teor de vitaminas e ótimo paladar, com odor característico e sabor francamente amargo e picante. As folhas somente devem ser coletadas quando aparecem as flores.
Cuidado:
Seu uso interno em grandes quantidades pode provocar irritações na mucosa do estômago e nas vias urinárias.

Nenhum comentário:

CLIQUE ABAIXO PARA FOVORITAR