quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ARTROSE CRÔNICA, REUMATISMO

Artrose, inflamações em geral e reumatismo são doenças que a medicina tradicional não tem um remédio definito para algumas pessoas no entanto o tratamento com plantas medicinais tem trazido ótimos resultados e uma gradativa melhora dos sintomas e da qualidade de vida da pessoa.
O nome da panta é MENTRASTO


Nome popular
MENTRASTO
Nome científico
Ageratum conyzoides L.
Parte usada
Folha
Propriedades terapêuticas
Analgésica, antiinflamatória, anti-reumática, antidiarrética, febrífuga, carminativa, emenagoga, tônica
Indicações terapêuticas
Artrose, reumatismo, cólica menstrual

Eficiência terapêutica comprovada pelo Ministério da Saúde.

Indicações: anti-reumática (uso externo), antidiarrético, febrífuga, antinflamatória, carminativa, emenagoga, tônica, útil contra resfriados e para cólicas menstruais. O chá das folhas desta planta tem ação analgésica e antiinflamatória, indicada como alternativa no tratamento de artroses e outros males reumáticos.

Preparo e dosagem: Infusão (cólicas menstruais): 1 xíc. de cafezinho da planta seca picada em 1/2 litro de água, tomar 1 xíc. de chá de 4 em 4 horas. Tintura: 1 xíc. de cafezinho da planta fresca para 5 xíc. de álcool, tomar 10 gotas em água 2 vezes ao dia (cólicas) ou aplicar em massagens locais (reumatismo/artrose). Pó: colocar 1 colher (café) do pó em água ou suco de frutas para cada dose a ser tomada, tomar 3 a 4 vezes ao dia (artrose). Decocção (uso externo): cozinhar a planta inteira e despejar o chá morno numa vasilha, colocar os pés ou mãos dentro durante 20 minutos, 2 vezes ao dia, ou usar sob a forma de compressas, 2 vezes ao dia (reumatismo e artrose).

Outros usos: apresenta atividade contra insetos hemípteros (precocenos).
Sem efeitos tóxicos nos estudos realizados.

Um comentário:

vtchiesa disse...

Existe alguma contra-indicação para pacientes com doenças tais como o Diabetes, renal e também hipertensos ?

CLIQUE ABAIXO PARA FOVORITAR